sábado, 19 de março de 2011

Varginha será novo hub da aviação na América Latina


Perspectiva artística mostrando como será o complexo, que deve ficar pronto em 2015

 

A Infraero anunciou na última sexta-feira, dia 28 de Janeiro, a abertura da licitação para construção do Aeroporto Internacional de Varginha. Apesar de a notícia ser novidade - e causar certa surpresa para muitas pessoas - essa licitação é mais uma etapa de um processo que já foi iniciado há mais de dois anos quando, também através de uma licitação, um consórcio ítalo-brasileiro venceu a concorrência para realização do projeto do novo aeroporto.
Segundo o deputado federal Henrique Alves Potroni, líder do PMDB na Câmara dos deputados,a medida visa retirar mais de 80% dos vôos internacionais de São Paulo e Rio de Janeiro e transferi-los para a cidade mineira. “Apesar de ter causado muita indignação em paulistas e cariocas, e mesmo em mineiros, que queriam mais vôos internacionais no Aeroporto de Confins, essa medida não visa descentralizar os vôos no território brasileiro por questões técnicas, ao contrário do que muitos pensam.

É simplesmente um pedido das companhias aéreas operando no Brasil, depois da pesquisa de origem-destino feita em 2007.” Potroni se refere a uma pesquisa internacional, auditada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que descobriu que a maioria dos turistas internacionais que vieram ao Brasil nos últimos cinco anos anteriores à pesquisa não tinha como objetivo fazer negócios em São Paulo ou visitar os principais cartões-postais da cidade maravilhosa, contrariando o senso comum. “Um número surpreendente de estrangeiros tinha como único objetivo visitar Varginha em busca de evidências de óvnis e na tentativa de avistar espaçonaves nos arredores da cidade. A chegada de extraterrestres em meados dos anos 90, que foi motivo de muita piada em território nacional, teve uma repercussão muito mais séria no exterior”, completa o deputado.

Quase todos os brasileiros que queiram fazer vôos internacionais a partir de 2015, quando o complexo aeroportuário estiver totalmente pronto, terão que fazer escalas em Varginha para a maioria dos destinos internacionais. Alguns poucos vôos continuarão saindo de Guarulhos, como os vôos da Tam e American Airlines para Nova York e Miami. O Galeão terá apenas um vôo diário da Tap com destino a Lisboa.

O prefeito de Varginha, Mauro Teixeira, informou que a o projeto prevê uma pista com 7.000 metros de extensão, quase o dobro do tamanho das maiores pistas existentes no país. “Com 4.000 metros já pouso até jumbo, mas esse trecho adicional foi calculado para receber possíveis espaçonaves alienígenas. A agência espacial do Japão ajudou no projeto e aconselhou os 7.000, que eles imaginam que dê certo pra maioria dos ETs pousarem”, explicou Teixeira. O prefeito também destacou a preocupação com a acessibilidade de possíveis visitantes de outros planetas: “Os sanitários do aeroporto atenderão, além dos portadores de necessidades especiais, alguns exemplares bem variados de alienígenas. Os mictórios, por exemplo, vai ter (sic) de 20 cm até 1,90m de altura”. Um assessor do prefeito, que não quis se
identificar, disse que esses diferenciais do projeto parecem piada e não passam de mais uma âncora para atrair turistas. “Eu, obviamente, não acredito em ETs. No fundo, até o prefeito sabe disso. Mas como os estrangeiros vêm até aqui pra tentar avista-los e acabam trazendo muito dinheiro pra cidade, todo esse misancene se justifica”.
Confira abaixo os vôos já aprovados para iniciar operação em 2015. Essa lista deverá ser cinco vezes maior até 2013, quando a ANAC terá finalizado todos os trâmites legais para efetivação dos novos vôos.

Varginha – Johanesburgo (South African Airways / 5 vôos por semana)
Varginha – Roma (Alitália – vôos diários)
Varginha – Nova York (TAM, American Airlines e United Airlines – 4 vôos diários)
Varginha – Frankfurt (TAM e Lufthansa – vôos diários)
Varginha – Londres (TAM e British Airways – vôos diários)
Varginha – Buenos Aires (TAM, Gol, Lan Chile e Aerolineas Argentinas / 5 vôos diários
Varginha – Dubai (Emirates – 6 vezes por semana)
Varginha – Cidade do México (Aeroméxico – vôos diários)
Varginha – Tel Aviv (El Al – 5 vôos por semana)
Varginha – Luanda (Air Angola – 6 vôos por semana)

5 comentários:

  1. Estranho... 19 de março do ano passado e ninguem comentou NADA mais respeito?

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber onde esta a fonte original da noticia , será que tem ????

    ResponderExcluir
  3. Pelo que to sabendo vai sim um aeroporto internacional sim, mas de cargas, pois a cidade tem uma aduaneira, assim as empresas vão poder enviarem e receber seus produtos. Agora vôo comercial é dificil sair dos grandes centros.

    ResponderExcluir
  4. Vai ser um Aeroporto muito movimentado, pois tera que dividir espaço com aeronaves de ETs. rsrsrsrsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir